AI E AÍ – DITONGO E HIATO

AI E AÍ – DITONGO E HIATO

Olá, você conhece a história do ai e do ? Não! Nesta publicação eu vou lhe contar. Você sabe que todos nós temos sonhos. E principalmente quando somos novos, iniciando a vida, seja estudantil ou profissional. Eu também tinha sonhos. E o meu sonho, quando estudante do antigo colegial-científico (hoje ensino médio), era entrar para a Faculdade de Medicina. Naquela época – há mais de cinquenta anos atrás – o sonho de todo jovem na minha faixa etária, ou era medicina ou engenharia. Foi por isso que concluindo o curso científico me matriculei no melhor curso daqueles dias, chamado curso Miguel Couto.

Mas e a história do ai e  ? Ah, sim! Ia me esquecendo. Lá no curso Miguel Couto eu tinha um professor de português, de nome Ernani que nos ensinava contando histórias e piadas também. E nós aprendíamos com suas histórias. Vamos ouvi-la!

Aula de português sobre encontros vocálicos com o professor Ernani: “dizia ele, ensinando toda turma, que existem dois tipos de encontros vocálicos. Um encontro chamado ditongo e outro encontro chamado hiato. O ditongo é quando as duas vogais (vogal+semivogal ou semivogal+vogal) estão na mesma sílaba. Já o hiato é quando as duas vogais se encontram na mesma palavra, mas em silabas diferentes.

E ele querendo corroborar sua explicação apresenta o seguinte exemplo: “imaginem um casal, esposo e esposa, namorando, se acariciando, partindo para o início da relação; de repente a esposa diz AI – temos aí um exemplo de ditongo. Mas o esposo percebe a tempo sua trajetória errada e se corrige, ouvindo da sua amada esposa como um suspiro AÍ. Perguntava ele: todos entenderam o que é um ditongo e o que é um hiato?

Aí está a história do AI e do

 

Não esqueçe de pegar o EBOOK GRATUITO que eu preparei para você falando sobre As 3 Principais Dicas Para Você Falar e Escrever Corretamente e Sem Dificuldade, clicando aqui.