AINDA SOBRE O OBJETO DIRETO

Em artigos anteriores tenho abordado a respeito do objeto direto, com o objetivo de retirar de sua mente todas as dúvidas que ainda possam existir. Hoje vou falar ainda do objeto direto. Vou falar do objeto direto preposicionado e do objeto direto pleonástico.

Entendemos que o objeto direto preposicionado é o objeto direto que vem precedido de uma preposição não necessária.

Quando formulamos a construção “Ele ama a vocêAlice!” temos aí o verbo amar, que é transitivo direto, pedindo um objeto direto. Fazendo a pergunta ao verbo (ama quem?) a resposta é você – objeto direto – Como está preposicionado a resposta será chamado de objeto direto preposicionado.

Observe os outros exemplos e consolide sua aprendizagem:

O diretor elogiou a todos vocês – Veja que o verbo elogiar não necessita de preposição no seu complemento. A preposiçãoque aparece aí é desnecessária. Então o objeto direto é preposicionado.
O candidato cumpriu com o prometido.

Amar a Deus sobre todas as coisas
Observação:

O objeto direto preposicionado aparece com a finalidade de atribuir clareza às ideias expressas, para garantir precisão ou por estilo. Observe que, na maioria dos casos, o uso da preposição é facultativo, pois sua ausência não compromete o sentido da oração. Entretanto, há uma única situação em que o objeto direto é preposicionado de maneira obrigatória: quando se expressa através de um pronome oblíquo tônico.

Exemplo: Pediram a mim e não a você

Objeto direto pleonástico

 O pleonasmo é uma figura de linguagem que consiste na repetição do termo com a finalidade de enfatizar o discurso. Assim, quando o objeto direto é repetido a fim de reforçar a mensagem, é chamado de objeto direto pleonástico.

Exemplos:

As revistas, nós as lemos todas As revistas = as – O pronome oblíquo as está reforçando e embelezando a construção. Classificamos como objeto direto pleonástico.

Os estudantes, cumprimentei-os um a um. É a mesma coisa do exemplo acima: o pronome oblíquo está funcionando como objeto direto pleonástico.

Não se esqueça de que estou disponibilizando para você um e-book online grátis. Clique aqui para recebê-lo!