COMUNICAÇÃO CONFUSA

Você conhece ou já viu aquelas pessoas que tentam se comunicar falando ao mesmo tempo umas com as outras? Não é mesmo uma confusão de palavras?  As pessoas não se entendendo porque falam ao mesmo tempo e com isso não conseguem ouvir e decodificar a mensagem que lhe foi dirigida.

Nestes dias fiquei boquiaberto com a discussão que presenciei entre três pessoas sobre um determinado assunto. Elas não conseguiam se entender. Falavam todas ao mesmo tempo, cada uma defendendo sua opinião, manifestando-se a seu favor, e claro, indo contrariamente ao seu parceiro de conversa.

Todos nós sabemos que para existir um bom entendimento da mensagem que se quer dar, é necessário que estejamos atentos a ela, ouvindo com atenção, ou seja, estar receptivo. Quando estamos na condição de receptor, o nosso cérebro não trabalha como emissor. E vice versa.

Entenda então que para nos fazermos compreendidos, e preciso assumir corretamente nossas funções na comunicação. Um só deve falar, emitir. Este é o emissor. Da mesma maneira aquele que vai estar ouvindo, recebendo a mensagem é o receptor. 

Quando nos deparamos com pessoas nestas circunstâncias, tentando se comunicar mas não conseguindo, somos tentados a ajudar com nossa participação na conversa, objetivando a administração da situação, para que cada um possa emitir ou receber a sua mensagem no tempo devido, como emissor ou como receptor.

Aproveitando para lhe apresentar o meu e-book online GRÁTIS, no qual você poderá encontrar mais alguma informação a respeito de gramática da língua portuguesa. CLIQUE AQUI e receba-o!