EXPRESSÕES E SUAS DIFICULDADES VI

EXPRESSÕES E SUAS DIFICULDADES VI

 

Dando continuidade a este assunto, passamos abaixo mais algumas expressões que oferecem dificuldade para alguns alunos. Observe com atenção para não incorrer mais nos mesmos erros. Boa sorte!

“Vem” e “vêem”

As duas expressões são formas verbais. Vem (com apenas um “e”) pertence a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo VIR. Vêem é a forma verbal de VER, na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

Marta me disse que vem me visitar logo mais.

Os estudantes não vêem a hora do recreio.

 “Haja” e “aja”

Estas expressões também fazem parte da classe dos homônimos: mesmo som, significados e grafias diferentes. Haja é uma forma verbal pertencente ao presente do subjuntivo do verbo haver; enquanto aja pertence ao verbo agir. Observando que se der pra substituir por existir, a forma aplicada será HAJA.

Ainda que haja risco, vamos em gente. ( ou exista )

É necessário que a direção aja agora.

“Tachar” e “taxar”

A forma verbal “Taxar” (com X) está relacionado a taxas, tarifas, pagamentos, etc. Por outro lado, “tachar” (com CH) significa atribuir qualidades negativas a alguém. Observe os exemplos:

Precisamos taxar os produtos importados.

Depois de perder um gol, o artilheiro foi tachado de perna de pau.

 “Havia” e “haviam”

Erramos quando colocamos o verbo no plural sendo ele usado no sentido de existir. Nesse caso, ele fica na 3ª pessoa do singular compondo uma oração sem sujeito. Quando usamos como auxiliar, no entanto, o plural está liberado, e a forma aplicada será haviam. Vejamos os exemplos:

 quatro carros na garagem.

Havia dezenove pessoas no velório.

O casal e as crianças haviam mudado de residência.

Nós havíamos comprado seu presente.

 “Tem” e “têm”

A diferença dessas duas formas verbais é muito simples de identificar e aprender para aplicar corretamente. A forma sem acento pertence a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo TER enquanto que a forma acentuada pertence a 3ª pessoa do plural.

Você tem bastante entusiasmo.

Vocês têm bastante entusiasmo.

Podemos aplicar a mesma regra para o verbo “vir”: “ele vem” e “eles vêm”.

 “Mantém” e “mantêm”

O verbo manter quando flexionado no presente do indicativo, na terceira pessoa do singular (ele ou ela) receberá o acento agudo, enquanto que na terceira pessoa do plural (eles ou elas), receberá o acento circunflexo.

Ele mantém suas coisas em ordem.

Eles mantêm suas coisas em ordem.

Observação: a mesma regra pode valer para “contém” e “contêm”!