FUNÇÃO SINTÁTICA DO “QUE”

FUNÇÃO SINTÁTICA DO “QUE”

Neste artigo eu quero tirar algumas dúvidas à respeito da função sintática ou funções que os pronomes relativos (QUE) desempenham numa oração subordinada adjetiva. Para identificar ou reconhecer a função sintática do que, o melhor procedimento é montar a oração subordinada adjetiva fazendo a substituição do pronome relativo pelo seu termo anterior (antecedente). Feita a substituição, vamos verificar a função sintática que o antecedente do pronome relativo desempenha na oração adjetiva. Vale ressaltar que a função sintática que ele exercer na oração adjetiva será a mesma exercida pelo pronome relativo.

Observação: Lembramos que o termo que terá função de pronome relativo quando puder ser substituído por a qual, o qual, os quais, as quais

1 – Quando o que funciona como sujeito da oração – Observe que existe um termo antecedente a quem o termo que está se referindo.

Exemplos: A doutora, que é cardiologista, me deu alta ontem –

Temos aqui uma oração principal (A doutora me deu alta ontem) e uma oração subordinada adjetiva explicativa (que é cardiologista) iniciada pelo pronome relativo que (que pode ser substituído por a qual) se referindo à doutora e substituindo-a.

Fazendo a pergunta antes do verbo para reconhecer o sujeito (quem é cardiologista), a resposta é a doutora, representada nesta oração pelo pronome relativo que funcionando como sujeito da oração subordinada adjetiva explicativa

Apresentamos os alunos que tiraram conceito máximo – oração principal = apresentamos os alunos. Oração subordinada adjetiva restritiva = que tiraram conceito máximo, iniciada por pronome relativo que, se referindo a alunos e substituindo-o na oração subordinada. Fazendo a pergunta para reconhecer o sujeito, chegamos a conclusão que é o que.

O pronome relativo que exerce diversas outras funções sintáticas, como objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, etc. Essas e outras funções estaremos estudando mais a frente. Continue comigo! Vá até a página de contato e coloque lá suas dúvidas para que eu possa lhe ajudar.