LOCUÇÃO ADJETIVA

Olá, hoje eu quero abordar um assunto bastante interessante em nossa língua. Quantas vezes usamos duas ou mais palavras para expressar um pensamento que poderia ser representado por um único vocábulo.

Por exemplo, ao falarmos “JOÃO ESTÁ SEMPRE COM PRESSA”, a expressão grifada poderia ser substituída por APRESSADO sem perder o significado, ou seja o sentido não foi alterado.

Estou me referindo às LOCUÇÕES ADJETIVAS. De um modo geral elas são formadas por um substantivo e proposição, mas com o valor de um ADJETIVO.

Assim podemos dizer “minha aluna preferida estava sem ânimo” que é o mesmo que afirmar “minha aluna preferida estava desanimada.”  Aí vemos a expressão  sem ânimo representando a locução adjetiva no lugar do adjetivo desanimada.

Vamos a mais alguns exemplos para consolidar este assunto em sua mente: “usaremos o ônibus da escola para não chegarmos com atraso.”  Temos agora dois exemplos de locução adjetiva. O primeiro exemplo da escola, representando o adjetivo escolar e a expressão com atraso, significando atrasados.

Fizemos o tratamento de águas da chuva. Substituindo a locução adjetiva pelo adjetivo, teremos “Fizemos o tratamento de águas pluviais.

A higiene da boca é muito importante. =  A higiene bucal é muito importante.

Relacionamos mais algumas locuções para seu conhecimento:

de criança – pueril ou infantil

de decoração – decorativo

de dedo – digital

de governo – governamental

de guerra – bélico

de homem – viril ou humano

de idade – etário

de ilha – insular

de intestino – celíaco ou entérico

de inverno – hibernal ou invernal

de irmão – fraterno

Como sempre faço, quero  encorajá-lo a receber o meu e-book online GRÁTIS, onde você terá mais conteúdo de nossa gramática online. CLIQUE AQUI e receba-o!