PREDICADOS NOMINAL, VERBAL E VERBO NOMINAL

Nós já temos visto por algumas vezes este assunto: predicação verbal. E consequentemente, ao falarmos em predicação verbal, necessariamente falamos de tipos de predicado.

Vamos mais uma vez relembrar este assunto, que é de suma importância.

Classificamos os predicados de três maneiras diferentes. Há o predicado que é chamado de NOMINAL, o predicado  VERBAL e por último o predicado chamado VERBO-NOMINAL.

O predicado Nominal apresenta as seguintes características: vamos encontrá-lo sendo formado por um verbo de ligação mais o predicativo do sujeito; o nome (substantivo ou adjetivo) se apresenta como núcleo desse predicativo e vai naturalmente indicar qualidade ou estado.

Exemplos: O aluno está confiante. – verbo estar de ligação e confiante como núcleo do predicativo do sujeito, constituindo o predicado nominal.

O médico me pareceu adoentado – Verbo parecer de ligação e adoentado como núcleo do predicativo do sujeito formando o predicado nominal.

Todos continuam atônitos com o evento – verbo continuar de ligação e atônitos como núcleo do predicativo do sujeito formando o predicado nominal.

Os principais VERBOS DE LIGAÇÃO que encontramos são ficar, estar, ser, parecer, permanecer, andar, continuar, tornar-se, (mudança de estado) etc.

Observação: Sempre que tivermos um predicado nominal, teremos um verbo de ligação com um predicativo do sujeito, que é o termo que confere ao sujeito um estado ou uma qualidade.

O predicado Verbal é aquele que se constitui de verbo intransitivo ou transitivo, no qual notamos as seguintes características: O predicado verbal tem como núcleo o VERBO, indicando ação,  e não possui, de maneira alguma, predicativo do sujeito.

Exemplos.: O aluno fez as provas calmamente. Verbo fazer transitivo direto – as provas é objeto direto – predicado verbal

O caminhão derrapou na pista – verbo intransitivo derrapar – predicado verbal.

O predicado Verbo-nominal é aquele que apresenta dois núcleos, sendo um verbo e um nome. Apresenta um predicativo que poderá se referir ao sujeito ou ao objeto, atribuindo-lhe qualidade ou estado.

Dessa maneira poderemos ter no predicado verbo nominal, um verbo intransitivo mais o predicativo do sujeito ou ainda um verbo transitivo e mais o predicativo do objeto.

Exemplos: Os jogadores chegaram cansados – Verbo Intransitivo + Predicativo do sujeito – predicado verbo nominal.

Os alunos vieram atrasados. → O aluno saiu preocupado. → Considero você um idiota. São exemplos de predicado verbo nominal.