SINAIS DE PONTUAÇÃO

Observe a historinha abaixo e entenda que a nossa língua possui sinais que usamos para pontuação e assim termos um entendimento melhor da mensagem que se quer enviar.

“Numa escola, ao término da hora do recreio, dois alunos de uma mesma turma vão à secretaria.

A secretária vê os alunos chorando e logo pergunta:

– O que aconteceu?

– Eu engoli uma bola de gude.

A secretária olha para o outro aluno e diz:

– E você? Quer alguma coisa?

– A bola de gude que ele engoliu é minha.

Estou esperando para ele me devolver.”

No início da história temos um pensamento de sentido completo, uma única oração – com um só verbo – finalizado com um ponto (.) Temos ainda neste pensamento dois adjuntos adverbiais (de lugar) e (de tempo) separados por vírgula (,).

Observamos que a secretária vai perguntar e apareceu dois pontos (:). Sempre que fazemos uma pergunta, cabe aí os dois pontos. E quando vamos falar, usamos o travessão (-).

É óbvio que ao perguntarmos alguma coisa, usaremos o ponto de interrogação (?), se estivermos escrevendo, e usaremos a entonação de pergunta, se estivermos falando.

É importante você ter conhecimento dos sinais de pontuação. Usando-os corretamente sua mensagem será totalmente decodificada conforme sua vontade.

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