VAMOS FALAR E ESCREVER CORRETAMENTE

VAMOS FALAR E ESCREVER CORRETAMENTE

Tenho visto no Facebook, ultimamente, expressões como VOÇÊ, SEJE, FOI EU, etc. Como você sabe, são expressões erradas, que não devem e não podem ser usadas.

Poderia mencionar diversos outros exemplos grafados erradamente, mas vou me ater somente a estes colocados acima.

Há uma regra gramatical, básica, que estudamos desde os primeiros anos de escola, que diz: não se usa cedilha antes de E. Portanto, não podemos escrever VOCÊ de outra maneira. É com C e não com cedilha. Da mesma maneira escrevemos Cebola, Celibato, Cenoura, e tantas outras palavras com CE.

Com relação a forma verbal SEJE, é um erro grave cometido por muitas pessoas, creio que por desatenção. O verbo SER flexionado no presente de subjuntivo tem as seguintes formas: eu seja, tu sejas, ele seja, nós sejamos, vós sejais e eles sejam. Daí afirmarmos que não existe a forma verbal SEJE, construída erroneamente na cabeça das pessoas desatentas.

Finalizamos com a construção “FOI EU”. Aqui mesmo neste blog já mencionei algumas vezes o erro desta construção. Já falamos aqui em concordância verbal. E ensinamos que é a concordância que é feita entre o sujeito da oração e o verbo. Não há como o sujeito da oração estar em uma pessoa e o verbo em outra pessoa. É o caso aqui em pauta, onde o sujeito EU pertence a primeira pessoa do singular e o verbo está na terceira pessoa do singular. Não há concordância.

O correto será colocar o verbo na primeira pessoa do singular e teremos a concordância verbal sem erros. Podemos dizer então “FUI EU”.

Para seu conhecimento e encorajamento deixo-lhe meu e-book grátis online que certamente vai lhe ajudar no seu aprendizado gramatical. Clique AQUI e receba-o!