INICIANDO A SINTAXE

Nesta unidade vamos ver um assunto muitíssimo importante dentro da gramática. Estamos falando da SINTAXE, que se divide em sintaxe de concordância, sintaxe de colocação e sintaxe de regência.

A sintaxe é a ferramenta usada para formar uma frase compreensível, sendo ela a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso. Assim entendemos que a sintaxe é o estudo das palavras dentro das frases ou orações.

A Sintaxe se ocupa do estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos. Quando se relacionam palavras e orações, criam-se discursos, ou seja, utiliza-se efetivamente a língua para que se satisfaçam todas as necessidades de comunicação e expressão.

Elementos da Sintaxe: frase, oração e período

Frase é a expressão de um pensamento completo, transmitindo uma mensagem, composta por uma única palavra ou mais palavras, sem necessariamente conter um verbo. Veja os exemplos: socorro! Parabéns! Blusa muito linda! Depressa! Que frio! etc.

Para entendermos rapidamente: oração é uma (frase) mensagem de sentido completo contendo um verbo. O que caracteriza a oração é a presença de um verbo.

Exemplos: Os alunos estudaram toda lição. Saí contigo ontem.